sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A Espada da Verdade de Deus



 "Seu dicurso é cheio de bajulação" Salmos 5.9


Esta é a marca de identificação do “mercenário”, do falso pastor. Ele visa agradar seus ouvintes, fazendo-lhes sentir satisfeitos com eles mesmos, sempre dando tapinhas em suas costas. “Mas aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra fielmente” (Jeremias 23.28), não importa o quão desagradável possa ser à carne, quão cansativo possa ser àqueles que desejam ter seus ouvidos coçados com novidades, ou quão alto o clamor contra eles! A Fidelidade ministerial  inclui lealdade ao seu Mestre, devoção aos seus interesses, adesão firme à pregação de Sua palavra, ensinando a verdade àqueles cujas almas estão comprometidas com Ele, não misturando com especulações, muito menos substituindo por falsa doutrina. Um motivo maior do que o agradar seus ouvintes deve normatizar e  controlar o serviço ministerial. A pregação fiel tornará o ministro impopular,e vai esvaziar igrejas ao invés de enchê-las! As almas são apanhadas nas redes do engano de Satanás e nada a não ser a espada da Verdade de Deus pode libertá-las.  “Homens fiéis quem os achará?” (Provérbios 20.6) Por quê? Porque é parte da natureza humana decaída tomar o caminho de menor resistência, e escolher o caminho mais fácil para a carne. Mas lembre-se, meu leitor, que “Os lábios mentirosos   são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite .” “Seja fiel até a morte e eu te darei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10.

Arthur Pink

04 Coisas Que Um Pastor Não Foi Chamado Para Fazer



A missão do pastor é glorificar a Cristo através da pregação do Evangelho de Deus. Os pastores foram chamados e vocacionados pelo Eterno para anunciar a única coisa capaz de transformar o coração dos homens que é a Boa Nova da Salvação Eterna. Todavia, os dias são difíceis e lamentavelmente muitos daqueles que deveriam ocupar o seu tempo pregando Cristo,  envolveram-se em missões alternativas jogando na lata do lixo aquilo que nos é mais precioso.
Diante disto, de forma prática e objetiva gostaria de enumerar 04 coisas que o pastor não foi chamado para fazer:
1- O pastor não foi chamado por Deus para promover uma agenda politica.
Caro leitor,  não acredito em messianismos utópicos, nem tampouco em pastores especiais, que trocaram o santo privilégio de ser pregador do evangelho eterno por um cargo público qualquer. Por favor, preste atenção: Não estou com isso afirmando de que o crente em Jesus não pode jamais concorrer a um cargo público. Tenho convicção de que existem pessoas vocacionadas ao serviço público, as quais devem se dedicar com todo esmero a esta missão. No entanto, acredito que o fator preponderante a candidatura a um cargo qualquer, deve ser motivada pelo desejo de servir o povo e a nação, jamais fazendo do nome de Deus catapulta para sua projeção pessoal. Agora, se mesmo assim o pastor desejar candidatar-se, (o que acho uma grande loucura)  que deixe o pastorado, que não misture o santo ministério com o serviço público, que não barganhe a fé, nem tampouco confunda as ovelhas de Cristo com o gado marcado para o abate. Que não comercialize aqueles que o Senhor os confiou, nem tampouco se locuplete do nome de Deus a fim de atingir seus planos e objetivos.
2- O pastor não foi chamado pra criar um movimento religioso cujo objetivo é eleger o presidente da república.
Lamentavelmente não são poucos os movimentos eclesiásticos que  surgem a cada dia neste país com objetivo principal de eleger um presidente da república "cristão".  A missão do pastor não é organizar eventos em prol de um candidato a presidência da nação, e sim proclamar intrépidamente o Evangelho de Cristo, mesmo porque, o que muda e transforma o homem e seu país não é a pactuação politica partidária com candidato a ou b, o que muda uma nação é a compreensão do maior tesouro de todos os tempos, a maravilhosa mensagem da cruz.
3-  O Pastor não foi chamado a envolver-se exclusivamente com movimentos sociais que combatem a fome, a violência e outras coisas mais.
Prezado amigo, por mais que seja lícito e louvável envolver-se com os problemas da cidade o pastor não foi chamado para envolver-se exclusivamente com ONGS, OSCS e instituições afins. O pastor não foi chamado por Deus para fazer protestos politicos e públicos em prol da paz ou da sociedade civil. O ministro do Evangelho foi  vocacionado por Cristo, para pregar Cristo, anunciar Cristo e a Salvação em Cristo.
4- O pastor não foi chamado para dedicar seu tempo pregando o Evangelho da libertação e exclusão social.
Infelizmente não são poucos os pastores que gastam seu tempo pregando um evangelho cuja única premissa é saciar a fome do pobre. Ora, o Evangelho é mais do que isso, é anunciar Cristo, é pregar Cristo, é chamar o pecador ao arrependimento dos seus pecados. O problema é que em nome de uma claudicante espiritualidade, oferta-se ao pobre o pão que sacia a fome do corpo negando-lhe entretanto, o pão que desceu do céu.  A pregação do Evangelho não nega o pão ao faminto, mas também não abre mão de pregar Cristo como único e suficiente Salvador.
Isto posto, faço minhas as palavras de Paulo que pouco antes de morrer disse ao seu jovem discípulo Timóteo: "Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério." 2 Timóteo 4:1-5

 Pr. Franklin Ferreira

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cego de Um Olho e Surdo de Um Ouvido





“Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”
– 1 Tm 4:1-2
Quando eu vi este título pela primeira vez fiquei impressionado e curioso. Trata-se de um capítulo do livro: “Lições aos meus Alunos” [1] de C. H. Spurgeon, o célebre pregador Inglês – livro que todos os pastores deveriam ter. Também conhecido como “O Príncipe dos Pregadores”.
Neste capítulo ele fala do cuidado pastoral com relação a conversas e intrigas dentro de uma comunidade cristã, dando conselhos valiosos de alguém muito experimentado na arte de pastorear. Confesso que tenho aprendido muito com este grande pregador, que nos fala depois de morto através de seus escritos. Dentre outras coisas ele nos diz o seguinte:
“...é sempre melhor não saber, não querer saber, o que dizem de você, amigos e inimigos. Os que nos elogiam provavelmente estão tão enganados como os que nos ofendem, e aqueles podem ser considerados como contrapeso destes, se é que vale a pena levar em conta o julgamento feito pelos homens. Se temos a aprovação do nosso Deus, atestada pela consciência em paz, podemos permitir-nos ser indiferentes às opiniões dos nossos semelhantes, quer nos recomendem, quer nos condenem. Se não conseguimos atingir este ponto, somos bebês, e não homens”. (Pág. 180-181)
Conquanto esse título fale respectivamente da teologia pastoral, gostaria de usá-lo no que tange o evangelicalismo moderno. Estamos vendo um declínio patente entre as comunidades ditas cristãs em níveis alarmantes.
É notório e lamentável que a Igreja tenha esquecido a teologia dos reformadores, a pregação e devoção dos puritanos, os “Owens”, os “Calvinos”, os “Spurgeons”, e tantos nomes mais que fizeram da fé cristã digna de ser chamada cristã em todos os sentidos. Tempos que não voltam mais. Contudo, creio que o mesmo Deus que levantou homens desse calibre poderá levantar homens em nosso século que destruam as investidas sutis do diabo contra a Igreja do Senhor.
O Deus de Calvino continua sendo o nosso Deus, apesar da lamentável situação bíblica, teológica e moral em que vivemos neste presente século, Ele continua sendo Soberano.
Por isso...
Queria ser cego de um olho – para não ver o povo de Deus decretar, reivindicar, mandar em Deus, como se Deus fosse um moleque de recados que satisfaz as míseras necessidades de homens cujo deus é o ventre. Para não ver pessoas confiando em objetos, amuletos e regras de imaginação humana. – Fp 3:19; Rm 16:18. Como se um simples pedaço de matéria tivesse o poder de nosso Redentor. É triste ver as pessoas confiarem no “sal grosso”, no “manto sagrado”, passando pelas “portas da prosperidade” e tomando o “banho do amor” para conseguir alguém.
Queria ser cego de um olho...
Queria ser cego de um olho – para não ver líderes e “mestres” fazendo acrobacias com as pessoas e “mágicas nos púlpitos” para impressionar as multidões, prometendo-lhes algo que não podem dar - "E curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz”. – Jr 6:14.
Chega de pregadores de fachada; chega de alimentarem o povo com palha dizendo que é gordura. Basta, já não agüento mais. Em muitos momentos sinto o desejo de fechar os olhos para não poder ver.
Queria ser cego de um olho...
Queria ser surdo de um ouvido – para não ouvir tantas barbaridades nos púlpitos e programas televisivos. Heresias destruidoras de falsos profetas e mestres da atualidade – prega-se à libertação e colhe-se escravidão – que não sabem e nem experimentaram a sã doutrina. – II Pd 2:1.
Como é difícil escutar que é no homem que encontramos a chave da salvação das almas. Escutar coisas como: “Deus vai ter que responder”; “Deus está subordinado a nossa vontade”; “tudo depende do homem”; “Deus nada pode fazer se o homem...” etc.
Queria ser surdo de um ouvido...
Queria ser surdo de um ouvido – para não ouvir as pessoas falarem em nome de Deus, prometendo coisas como se fosse o próprio Senhor, denunciando as falhas dos outros, menos às delas. Falam com uma impressionante autoridade como se elas mesmas não estivessem nas mesmas condições de seus ouvintes – ou até pior. "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR." – Jr 23:16.
Os “manipuladores da obra de Deus” estão por toda parte, quer nas Igrejas histórias – não poucas – , quer nas neopentecostais. Ah! Que saudades de pregações bíblicas, fundamentadas na pura verdade de Deus. De um Deus Soberano que tudo faz como Lhe agrada. Que não precisa pedir licença ao homem para agir. Um Deus que é Deus de verdade.
Queria ser surdo de um ouvido...
Não obstante, louvado seja Deus, que nos concedeu a graça de vermos através das lentes de Sua verdade e nos deu ouvidos para ouvir que a mensagem do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo continua sendo proclamada por aqueles que são fiéis e não sucumbem diante das dificuldades e de multidões ávidas por escutar o que lhes agrada os ouvidos moucos. Obrigado Senhor, pelos olhos e ouvidos bons. Graças Te damos, pois sabemos que só enxergamos e vemos pela Tua Graça e misericórdia.
Sejamos como Micaías que falava o que o Senhor ordenava e não sucumbamos à síndrome de Acabe, o qual só desejava escutar o que lhe agradasse o ouvido e que é tão patente nos dias hodiernos. Os “Acabes” podem ser encontrados nos mais diversos lugares. Vez por outra eu encontro um. Eu disse um? Encontro milhares.
A nossa palavra só terá autoridade se estiver firmada no “Assim diz o Senhor”. "E disse Micaías: Se tu voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!" . – I Rs 22:28. 


Antônio Pereira da Costa Júnior
 


Lista de Leitura Recomendada

"Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, bem como os livros, especialmente os pergaminhos." 2 Tim 4.13

 Tentamos selecionar livros que são abrangentemente bíblicos, exegeticamente e doutrinariamente sãos, e que comovam a alma em devoção a Deus. Esteja certo de que você encontrará aqui muita coisa que é tanto valiosa para a sua alma como útil para a promoção do reino de Deus. Clique no link para comprar e/ou ler.
Esta lista é uma Obra em Progresso (atualizada em 19/01/2008)

Clássicos Cristãos
Confissões - Agostinho
A Cidade de Deus Parte 1 - Parte 2 - Agostinho
Institutas da Religião Cristã (4 volumes) - João Calvino
O Progresso do Peregrino - John Bunyan
O Progresso - Comentado - John Bunyan
Peso de Glória - C. S. Lewis
Um Guia Seguro para o Céu - Joseph Alleine


Aconselhamento

Conselheiro Capaz - Jay E. Adams
Depressão Espiritual - David Martyn Lloyd-Jones
Manual do Conselheiro Cristão - Jay E. Adams
Tarefas Práticas para Uso no Aconselhamento Bíblico - Wayne Mack


Alegoria
As Guerras da Famosa Cidade de AlmaHumana - John Bunyan
Guerra Santa
- John Bunyan
O Progresso do Peregrino - John Bunyan

Antropologia: Doutrina do Homem

Criados à Imagem de Deus - Anthony Hoekema


Apologéticos

Apologética na Conversação - Vincent Cheung (online)
As Perguntas Certas - Phillip E. Johnson
A Morte da Razão
- Francis Schaeffer
Confrontações Pressuposicionalistas - Vincent Cheung (online)
Cristianismo e Liberalismo
- J. Gresham Machen
Deus e Cosmos - John Byl
Fundamentos Inabaláveis - Norman Geisler
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia - Norman Geisler
O Deus que Intervém - Francis Schaeffer
O Deus que Se Revela - Francis Schaeffer
Ouro de Tolo - John MacArthur
Paixão pela Verdade - A coerência intelectual do evangelicalismo - Alister McGrath
Questões Últimas - Vincent Cheung (online)
Hábitos da Mente: a Vida Intelectual Como um Chamado Cristão - James W. Sire

Avivamento

Avivamento - David Martyn Lloyd-Jones
A Genuína Experiência Espiritual
- Jonathan Edwards
A Verdadeira Obra do Espírito - Jonathan Edwards
O verdadeiro avivamento - John H. Armstrong
Reavivamentos: sua origem, progresso e realizações - E. Evans


A Pessoa de Cristo

A Glória de Cristo - John Owen
A Glória de Cristo - R.C. Sproul
As Duas Naturezas do Redentor - Heber Carlos de Campos
Deus o Pai, Deus o Filho - David Martyn Lloyd-Jones
Isto não é Conto de Fadas - John Piper
Um Homem Chamado Jesus Cristo - John Piper


A Trindade

A Trindade - Agostinho
Eu Creio no Pai, no Filho e no Espírito Santo - Hermisten Maia Pereira da Costa

Batalha Espiritual
O Que Você Precisa Saber Sobre Batalha Espiritual - Augustus Nicodemus

Biografia

A Vida de David Brainerd - Jonathan Edwards
Calvino de A a Z (Coleção Pensadores cristãos) - Hermisten Costa
Calvino e Sua Influência no Mundo Ocidental
- Autores Diversos
C. S. Lewis - O mais relutante dos convertidos - David Downing
D. Martyn Lloyd-Jones: Cartas de 1919-1981 - David Martyn Lloyd-Jones
De Traficante de Escravos a Pregador: A História de John Newton - Brian H. Edwards
GEORGE WHITEFIELD - Evangelista do Avivamento do Séc. 18 - A. A. Dallimore
Lutero - Editora Vida
O Legado da Soberana Graça - John Piper
O Livro de Paulo - Walter Wangerin
O Spurgeon que foi Esquecido - Iain Murray
O Sorriso Escondido de Deus - John Piper (sobre John Bunyan, William Cowper e David Brainerd)
Surpreendido pela Alegria - C. S. Lewis


Casamento, Paternidade & Família
A Bíblia e a Sua Família - Augustus Nicodemus
A Família da Aliança - Gerard Van Groningen
A Graça que vem do Lar - Susan Hunt
A Soberana Vocação da Maternidade - Walter J. Chantry
A Vida Cristã no Lar - Jay E. Adams
Homem e Mulher - John Piper e Wayne Grudem
Pastoreando o Coração da Criança - Tedd Tripp
Vida no Espírito, no Casamento, no Lar e no Trabalho (Efésios 5:18-6:9) - David Martyn Lloyd-Jones


Criação & Evolução

A Terra... de Onde Veio? - John C. Whitcomb
Como Tudo Começou - Adauto Lourenço
Criação ou Evolução - Henry Morris
Criação ou Evolução - John MacArthur
No Princípio... - E. H. Andrews


Crianças
As Crônicas de Nárnia - C. S. Lewis
Pescadores de Crianças - Orientação prática para falar de Jesus às crianças - C. H. Spurgeon


Comentários
(altamente recomendado!)

Séries Completas

Comentário do Novo Testamento - Willian Hendriksen e Simon Kistemaker


João

Salvos Desde a Eternidade (Vol. 1) - David Martyn Lloyd-Jones
Seguros Mesmo no Mundo (Vol. 2) - David Martyn Lloyd-Jones
Santificados mediante a verdade (Vol. 3) - David Martyn Lloyd-Jones
Crescendo no Espírito (Vol. 4) - David Martyn Lloyd-Jones

Comentário de João - D. A. Carson


Atos dos Apóstolos

Cristianismo Autêntico
- Vol. 1 - David Martyn Lloyd-Jones
Cristianismo Autêntico - Vol. 2 - David Martyn Lloyd-Jones
Cristianismo Autêntico - Vol. 3 - David Martyn Lloyd-Jones
Cristianismo Autêntico - Vol. 4 - David Martyn Lloyd-Jones
Cristianismo Autêntico - Vol. 5 - David Martyn Lloyd-Jones
Cristianismo Autêntico - Vol. 6 - David Martyn Lloyd-Jones

Romanos

ROMANOS - Exposição Cap. 1: O Evangelho de Deus
- David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 2:1 - 3:20: O Justo juízo de Deus - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 3:30 - 4:25: Expiação e Justificação - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 5: A Certeza da Fé - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 6: O Novo Homem - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 7:1 - 8:4: A Lei: Suas Funções e Seus Limites - D. Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 8:5-17: Os Filhos de Deus - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 9: O Soberano Propósito de Deus - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 10: Fé Salvadora - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 11: Para a Glória de Deus - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 12: O Comportamento Cristão - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 13: Vida em Dois Reinos - David Martyn Lloyd-Jones
ROMANOS - Exposição Cap. 14 :1-17 - Liberdade e Consciência - David Martyn Lloyd-Jones


Romanos - John Murray


Efésios

O Supremo Propósito de Deus
(Efésios 1) - David Martyn Lloyd-Jones
Reconciliação: O Método de Deus (Efésios 2) - David Martyn Lloyd-Jones
As Insondáveis Riquezas de Cristo (Efésios 3) - David Martyn Lloyd-Jones
A Unidade Cristã (Efésios 4:1-16) - David Martyn Lloyd-Jones
As Trevas e a Luz (Efésios 4:17-5:17) - David Martyn Lloyd-Jones
Vida no Espírito, no Casamento, no Lar e no Trabalho (Efésios 5:18-6:9) - David Martyn Lloyd-Jones
O Combate Cristão (Efésios 6-10-13) - David Martyn Lloyd-Jones
O Soldado Cristão (Efésios 6:10-20) - David Martyn Lloyd-Jones


Sermão do Monte


Estudos no Sermão do Monte
- David Martyn Lloyd-Jones

Outros:
As Parábolas de Jesus - Vincent Cheung (online!)
Comentário sobre Filipenses - Vincent Cheung (online!)
Nascido de Novo - Vincent Cheung (online!)

Sansão e Sua Fé
- Vincent Cheung (online!)


Cosmovisão Cristã

Calvinismo - Abraham Kuyper
E agora, como Viveremos? - Charles Colson & Nancy Pearcey
Pense Biblicamente - Recuperando a visão cristã de mundo - John MacArthur


Cultura
Calvinismo - Abraham Kuyper
Como Viveremos? - Francis Schaeffer
E agora, como Viveremos? - Charles Colson & Nancy Pearcey
O Cristão e a Cultura - Michael Horton

Devocionais

Deus é o Evangelho - John Piper
Leituras Diárias - Vols. I
- Charles H. Spurgeon
Leituras Diárias - Vols. II
- Charles H. Spurgeon
Meditações no Evangelho de Mateus - J. C. Ryle
Meditações no Evangelho de Marcos - J. C. Ryle
Meditações no Evangelho de Lucas - J. C. Ryle
Meditações no Evangelho de João - J. C. Ryle
Meditações Matinais - Charles H. Spurgeon
Penetrado pela Palavra - John Piper
Promessas Preciosas - Charles H. Spurgeon


Doutrina das Escrituras

A Inerrância da Bíblia - Norman Geisler
A Inspiração e Inerrância das Escrituras - Hermisten Maia Pereira da Costa
Entenda a Bíblia - John Sttot
O Livro de Deus - Walter Wangerin
O Conhecimento das Escrituras - R. C. Sproul
Por que acreditar na Bíblia? -
John Blanchard
Sola Scriptura - Joel Beeke, Sproul, MacArthur, Michael Horton, Ferguson e outros

Doutrina da Salvação

A Cruz - Martyn Lloyd-Jones
A Cruz de Cristo - John Stott
As Doutrinas da Maravilhosa Graça - Michael Horton
Justificação pela Fé - Joel Beeke, R. C. Sproul, John MacArthur e J.I. Packer.
O Evangelho de Hoje: Autêntico ou Sintético? - Walter Chantry
Salvos pela Graça - Anthony Hoekema
Tudo pela Graça - Charles H. Spurgeon

Doutrina da Santificação

A Redescoberta da Santidade - J. I. Packer
Cultivando a Santidade - J. C. Ryle/ Joel Beeke
O Caminho de Deus para a Santidade - Horatius Bonar
Santidade, Sem a qual Ninguém Verá o Senhor - J. C. Ryle

Doutrinas da Graça

A Busca da Plena Segurança - Joel Beeke
A Doutrina da Graça na Vida Prática - Terry Johnson
Cinco Pontos do Calvinismo - David Steele & Curtis Thomas (online)
Somente pela Graça - Abraham Booth
Sola Gratia: A Controvérsia sobre o Livre-Arbítrio na História - R. C. Sproul
Verdades que Transformam - D. James Kennedy

Doutrinas da Humanidade & Pecado

A Tentação/A Mortificação do Pecado - John Owen
Nascido Escravo
- Martinho Lutero
Não Era para Ser Assim - Cornelius Plantinga
O Mal que Habita em Mim - Kris Lundgaard
Sociedade sem Pecado - John MacArthur


Ética


Ética Cristã - Norman Geisler

Evangelismo e Missões
A Evangelização e a Soberania de Deus - J.I. Packer
Alegram-se os Povos
- John Piper
A Tocha dos Puritanos - Joel Beeke
Breve Teologia da Evangelização - Hermisten Maia Pereira da Costa
Evangelização Teocêntrica - R.B. Kuiper
O Conquistador de Almas - Charles H. Spurgeon
Sermões Evangelísticos - David Martyn Lloyd-Jones
Um Recado para Ganhadores de Almas - Horatius Bonar


Escatologia - Doutrina das Últimas Coisas

A Bíblia e o Futuro - Anthony Hoekema
Apocalipse - Simon Kistemaker
As Interpretações do Apocalipse - Coleção Debates Teológicos
Dispensacionalismo - Nathan Pitchford (online)
O milênio - Coleção Debates Teológicos
A Igreja e as Últimas Coisas - David Martyn Lloyd-Jones
Mais que Vencedores - William Hendriksen
O Maior de Todos os Acontecimentos - W. J. Grier
Uma Refutação Bíblica ao Dispensacionalismo - A. W. Pink (online) ou impresso

Espírito Santo

A Obra do Espírito Santo - Abraham Kuyper (online)
Batismo e Plenitude do Espírito Santo - John Stott
Deus o Espírito Santo
- David Martyn Lloyd-Jones
Espírito Santo - Sinclair Ferguson
O Mistério do Espírito Santo - R.C. Sproul

Evangelicalismo Moderno

Com Vergonha do Evangelho - John MacArthur
Controvérsia Não Resolvida
- Iain Murray

Feminismo
Homem e Mulher - John Piper e Wayne Grudem

Filosofia


Introdução à Filosofia para Iniciantes - Norman Geisler
Filosofia e Teologia do Século XX
- Túlio Jansey
Filosofia para Iniciantes
- R. C. Sproul
Pensamentos de Pascal - Tony Lane
Pensamento Cristão: da Reforma à Modernidade - Tony Lane
Pensamento Cristão: dos Primórdios à Idade Média - Tony Lane
Filosofia e Cosmovisão Cristã - J. P. Moreland / William Lane Craig
Universo ao Lado - James W. Sire
Sócrates e Jesus - O debate - Peter Kreeft

Harmonia Racial

História Teológica

A Teologia do Século XX - Stanley J. Grenz & Roger E. Olson
Dois Reinos - Robert G. Clouse, Richard V. Pierard e Edwin M. Yamauchi
História das Doutrinas Cristãs - Louis Berkhof
História da Teologia Cristã - Roger E. Olson
História Eclesiástica - Eusébio de Cesaréia
O Livro dos Mártires - John Fox


Homossexualidade

Operação do Erro - Joe Dallas


Igreja
O Glorioso Corpo de Cristo - R.B. Kuiper (online)
O Sistema de Apelo
- Ian Murray

Interpretação Bíblia

A Bíblia e seus Intérpretes - Augustus Nicodemus
Ele nos deu Histórias
- Richard L. Pratt
Entendês o que Lês? - Gordon Fee e Douglas Stuart
Introdução ao Novo Testamento - D. A. Carson, Douglas J. Moo e Leon Morris
Merece Confiança o Novo Testamento? - F. F. Bruce
Os Perigos da Interpretação Bíblica - D. A. Carson

Jovens
Cada um na Sua - R. C. Sproul
Uma Palavra aos Moços - J.C. Ryle


Lei & Evangelho

A Lei da Perfeita Liberdade - Michael Horton
A Lei: suas funções e seus limites - David Martyn Lloyd-Jones
Lei e Evangelho - Coleção Debates Teológicos
Lei e Graça
- Mauro Meister

 
Ministério

Lições aos Meus Alunos - Volume 1 - Charles Spurgeon
Lições aos Meus Alunos - Volume 2 - Charles Spurgeon
Lições aos Meus Alunos - Volume 3 - Charles Spurgeon
O Pastor Aprovado - Richard Baxter
Pregação & Pregadores
- David Martyn Lloyd-Jones
Redescobrindo o Ministério Pastoral - John MacArthur
Um Ministério Ideal - Volume 1 - Charles Spurgeon
Um Ministério Ideal - Volume 1 - Charles Spurgeon


Oração e Jejum

A Oração - John Bunyan (online)
Um Guia para a Oração Fervente - Arthur W. Pink (online)
O Livro de Ouro da Oração
- João Calvino
Orar com Deus - James Houston
Oração & Revelação - Vincent Cheung (online!)

Os Atributos de Deus

Atributos de Deus - Arthur Pink
A Santidade de Deus - R. C. Sproul
O Ser de Deus e os Seus Atributos - Heber Carlos de Campos

Os Puritanos
Entre os Gigantes de Deus - J. I. Packer
Santos no Mundo
- Leland Ryken
Os Puritanos: origens e sucessores - David Martyn Lloyd-Jones
Os Puritanos e a Conversão - Samuel Bolton, Nathaniel Vincent e Thomas Watson.


Pacto Teológico


Cristo dos Pactos - O. Palmer Robertson

Pentecostalismo

Batismo e Plenitude do Espírito Santo - John Stott
Não é para Rir - Stanley Jebb
Sinas dos Apóstolos
- Walter J. Chantry
O Batismo do Espírito Santo - Erroll Hulse
Os Carismáticos - John MacArthur


Pregação
A Supremacia de Deus na Pregação - John Piper
Eu creio na pregação - John Stott
Introdução à Pregação Reformada - Paulo Anglada
O Perfil do Pregador - John Stott
Pregação Cristocêntrica - Bryan Chapell
Pregação & Pregadores - D. Martyn Lloyd-Jones
Sobre a Preparação e Entrega de Sermões - John A. Broadus
Pregue a Palavra - Vincent Cheung (online!)


Providência e Predestinação

A Doutrina Reformada da Predestinação - Loraine Boettner (online)
A Soberania Banida - R. K. Mc Gregor Wright
Deus é Soberano - Arthur Pink
Eleitos de Deus - R. C. Sproul
Se Deus Quiser - John Flavel
O Ser de Deus e as Suas Obras: A Providência
- Heber Carlos de Campos
ROMANOS - Exposição Cap. 9: O Soberano Propósito de Deus - David Martyn Lloyd-Jones
O Supremo Propósito de Deus (Efésios 1) - David Martyn Lloyd-Jones



Soberania Divina e Responsabilidade Humana

A Evangelização e a Soberania de Deus - J.I. Packer
A Soberania de Deus na Salvação - J. Edwards


Pós-Modernismo

A Igreja do Final do Século XX - Francis Schaeffer
Como Viveremos?
- Francis Schaeffer
E agora, como Viveremos? - Charles Colson & Nancy Pearcey
Fim de Milênio: os Perigos e Desafios da Pós-Modernidade na Igreja - Ricardo Gondim


Seitas & Heresias


A Ameaça Pagã - Peter Jones
Espiritismo Segundo o Evangelho - Caio Fábio
O Império (Gnóstico) Contra-Ataca - Samuel Vieira
O Mistério Católico - John Armstrong
Resposta às Seitas
- Norman Geisler e Ron Rhodes
Tudo sobre Catolicismo - Tony Armani

Sofrimento
Deus e o Mal - W. Fitch
Deus Sabe que Sofremos - Philip Yancey
Surpreendido pelo Sofrimento - R. C. Sproul
O Poder do Sofrimento
- John MacArthur
O Sorriso Escondido de Deus - John Piper

Teologia Geral

Boa Pergunta
- R. C. Sproul
Pai Nosso - Hermisten Maia Pereira da Costa
Raízes da Teologia Contemporânea
- Hermisten Maia Pereira da Costa


Teologia Sistemática

Esboços de Teologia
- A. A. Hodge
Manual de Teologia - John L. Dagg
Razão da Esperança
- Leandro Antonio de Lima

Teologia Concisa: Um Guia para as Crenças Cristãs Históricas - J. I. Packer
Teologia Sistemática - Vincent Cheung (online!)
Teologia Sistemática
- Charles Hodge
Teologia Sistemática - Franklin Ferreira e Alan Myatt (trecho)
Teologia Sistemática
- Hermann Bavinck
Teologia Sistemática
- Louis Berkhof
Teologia Sistemática - Wayne Grudem
Teologia Sistemática, Histórica e Filosófica - Alister E. McGrath




Trabalho e Lazer

Vida Piedosa: Crescimento na Graça
A Fome da Alma - James Houston
A Procura de Deus
- A. W. Tozer
A Verdadeira Espiritualidade - Francis Schaeffer
A Verdadeira Espiritualidade - Francis Schaeffer
Como Viver e Agradar a Deus - R. C. Sproul
Estudos no Sermão do Monte - David Martyn Lloyd-Jones
O Segredo da Vida ao Pé da Cruz - C. J. Mahaney
Teologia da Alegria - John Piper
Vivendo com o Deus Vivo - John Owen 

  

Felipe Sabino de Araújo Neto

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Vida do Arauto

"Nós pregamos para pessoas que viverão para sempre...

No céu ou no inferno;
Com Deus ou com os dêmonios;
em eternidade de alegria ou de dormento!" Thomas Doolittle
 "A vida de um pregador deve ser um comentário de sua doutrina, sua prática deve ser uma contrapartida de seus sermões, doutrinas celestiais devem ser adornadas de vida celestial." Thomas Brooks


"Considere a preciosidade das almas, o valor da salvação, a responsabilidade do cargo sagrado, o dia solene de julgamento, e sua própria incapacidade absoluta" James Meikle (1730-1799)


"Esteja com Deus em segredo, e Deus estará com você em público" James Meikle












segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Céu sem preço?

Se você pudesse ir para o céu independente da forma como vivesse aqui, ainda assim você prefereria - acima de tudo -  viver um caminhar rigoroso com Deus?  
Os que preferem  Deus como sua melhor porção nesta vida e na vida porvir o escolheria, não só no final mas durante a caminhada. Eles preferem estar com Deus do que com qualquer outro; não só quando chegar o fim de sua jornada, mas enquanto estão em sua peregrinação. Eles preferem o caminhar com Deus, apesar do custo, do sacrifício e da auto-negação, ao invés do caminho do pecado, apesar de ser fácil e gratificar os desejos da carne.

Jonathan Edwards

domingo, 13 de novembro de 2011

Como Orar Pelo Pastor e Pela Liderança

1. Peça a Deus para nos dar uma inclinação à sua Palavra e não a dinheiro, a fama ou a poder (Salmo 119:36), e para abrir nossos olhos para vermos coisas maravilhosas, quando lermos sua Palavra (Salmo 119:18), e ter o coração unido ao temor de Deus e não dividido em uma dúzia de preocupações (Salmo 86:11), e estarmos satisfeitos em sua misericórdia (Sl 90:14).
  
2. Ore por nossa pureza para que não caiamos em tentação. "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca "(Mateus 26:41). Que é tão crucial que nossas mentes, não apenas nossos corpos, sejam puras. Mente contaminada, visão espiritual embaçada deixa um pastor enfraquecido e, por fim, inútil.

3. Ore por nossa fidelidade bíblica doutrinária,. Um presbítero deve "reter firmemente a fiel  palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes. (Tito 1:9). "Manter uma estreita vigilância sobre. . . ensino "(1 Timóteo 4:16). Ore para que a liderança local continue acreditando, amando e ensinando "todo o conselho de Deus" (Atos 20:27). 

4. Ore para que os casamentos dos líderes da igreja sejam alegres, sólidos, exaltem a Cristo, casamentos onde o pai conduza a família nas devoções diárias e onde o pai ora a sós com a esposa. "Pais. . . trazer [os filhos] na disciplina e na admoestação do Senhor "(Efésios 6:4).  "Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; g  para que não sejam impedidas as vossas orações.(1 Pedro 3:7).

5. Ore por nossa ousadia em testemunhar a verdade, a beleza  e a necessidade de Cristo, como a única maneira de escapar da ira de Deus e desfrutar do prazer da presença de Deus. "Quando eles estavam orando, tremeu o lugar onde estavam reunidos e todos ficaram cheios do Espírito Santo e continuaram a falar a palavra de Deus com ousadia" (Atos 4:31). "Não tenha medo, mas continue a falar e não te cales, porque eu sou contigo, e ninguém vai atacá-lo para prejudicá-lo, pois tenho muitos nesta cidade, que são o meu povo" (Atos 18:09 - 10).

6. Ore por uma energia visionária e criativa. Alguns de nós vai envelhecendo por estar muito tempo na seara. Ore para que não fiquemos preguiçosos. Ore para que a idade traga sabedoria, força e zelo. Ore para não ficarmos inutilmente sentados em um sofá. Ore para que continuemos impactando mais e mais este mundo para Cristo. "Era Josué já velho e avançado em anos, eo Senhor lhe disse: 'Você está velho e avançado em anos, e ainda resta muitíssima terra para conquistar" (Josué 13:01). Sim! Não há tempo para acostamento, ou se aposentar, ou se divertir. Ore para mantermos a chama dos nossos sonhos acessas e trabalhemos duro até que caiamos.

7. Ore para que Deus nos dê unção. Nós não queremos aconselhar, orar, planejar, ensinar e pregar impotentes e sem efeito eterno. Ore para que o que aconteceu com Paulo e Lydia aconteça em nossos ministérios. "No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia,  e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia."(Atos 16:13-14). Peça ao Senhor para abrir os corações e salvar as pessoas através do nosso ministério.


8. Ore para que sejamos parte de um pequeno despertar global, totalmente bíblico, doutrinariamente completo, exalte a Cristo, seja centrado em Deus, reforme a igreja e desperte o mundo. "Orai, então assim: 'Nosso Pai que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino, tua vontade seja feita, assim na terra como no céu "(Mateus 6:9). Não orações que sejam muito pequenas. Ore para que você e eu sejamos arrastados pelo Espírito a uma nova grande obra em nossos dias e que tenha a supremacia de Deus em todas as coisas bem no centro dela.
  
Com profunda gratidão por suas orações,




John Piper

Material traduzido por Pr. Lindomar Moreira