quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PALAVRAS DE CONFORTO DO DEUS DE CONFORTO INCOMPARÁVEL (Is 40.1-31)


Nos capítulos 40-48, há um contraste entre o Senhor poderoso e os ídolos impotentes. Esta seção também prevê a libertação do remanescente da Babilônia, que Deus profetizou de antemão, à vergonha e à derrubada de ambos os ídolos e adoradores de ídolos. O libertador Ciro, é chamado a cerca de 200 anos antes de ele aparecer na história. Este poder exclusivo de prever demonstra a Divindade de Javé e é a base para Isaías apresenta – LO a Israel como seu Deus incomparável. Assim, os capítulos 40-48 são uma profecia da libertação de seu povo do cativeiro Babilônico através de Ciro, algo que ninguém poderia prever. Tal habilidade identifica Deus, seu Deus, como totalmente Incomparável.

1.     “Consolai, consolai o meu povo,” o tema da promessa de Deus ao seu povo e a base da absoluta necessidade de seu cumprimento, 40.1-11.

a.       A ordem contínua aos Seus pregadores, 40.1-2.

(1)    Embora Ele discipline, Ele não cessa de amar, 40.1 (Hb 12.1-12).

(2)    A volta da ira para o conforto tem chegado, 40:2.

b.      Deus virá e habitará entre eles, e toda a humanidade verá sua glória, 40.3-5.

c.       O homem perecível versus a Palavra imperecível de Deus, 40.6-8.

(1)    O homem como planta nasce, floresce, e então desaparece, geração após geração, 40.6-8a.

(2)    Em contraste com a natureza não durável do homem, a promessa de Deus de libertar seu povo, será cumprida porque descansa sobre a autoridade divina eterna, 40.8b.

d.      Os pregadores devem proclamar que Ele está até agora pronto para habitar no meio do Seu Povo, 40.9-11.

(1)    Eles devem proclamar com ousadia e sem medo o desejo de Deus habitar com o Seu povo, 40.9.

(2)    Ele virá como Recompensador (10) e como Pastor, 40.11.

2.     O cumprimento da promessa de Deus libertar Seu povo descansa sobre o poder de Sua pessoa, 40.12-17.

a.                  Seu todo poderoso poder que ninguém mais tem 40.12.

b.                  Sua infinita sabedoria, que ninguém mais tem 40.12-13.

c.                   Sua exaltação como Governadora do mundo, que ninguém mais pode se gabar, 40.15-17.

3.     Quão infinito e sábio o Governador do universo é (12-17) superior a qualquer ídolo com o qual o homem pode compará-lo, 40.18-24.

a.       Os melhores ídolos não se comparam com esse Deus, 40. 18-19

b.      O mais insignificante ídolo não se compara a esse Deus, 40.20.

c.       A excelência incomparável de Deus pode ser vista:

(1) Na criação, 40.21,22.

(2) Na história, 40. 23,24.

4.     O Deus incomparável que criou os céus (25-26) é o mesmo que dá força e apoia o Seu povo (27-29). A única condição pra que sua ajuda seja dada a cada um, é esperar por Ele (40.30-31). Não pelo eu, não pelo pecado, não por Satanás. Por essa razão essa oração é tão indispensável para o cristão individual quanto para igreja comunidade. Como Kidner diz: “Esperar por Deus é aceitar Seu tempo e por essa razão sua sabedoria; isto marca a diferença entre a atitude de Saul e a atitude de Davi para com Deus (I Sm 26.8-14). Entre a atitude de Isaías e a atitude de Israel (Is. 30.15-18). Fé é tudo que é necessário para garantir participação na força de Deus .

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Avivamento Urgente

"Acredito que estaria cumprindo o meu dever de elevar os afetos dos meus ouvintes tão alto quanto me fosse possível, posto que eles não sejam afetados por nada, senão pela verdade, e por afetos que não discordem da natureza do assunto. Sei que já é velha praxe desprezar um modo de pregar muito caloroso e patético; e só tem sido apreciados como pregadores aqueles que mostram a mais ampla cultura, poder de raciocínio e correção na linguagem. Mas humildemente concebo que foi por falta de entender ou de estudar devidamente a natureza humana, que já se pensou que ela tem a maior propensão para atender aos fins da pregação; e a experiência da época passada e da atual confir­ma sobejamente o mesmo. Embora seja certo, como eu disse antes, que a clareza do discernimento, a ilustração, o poder de raciocínio e um bom méto­do de manejo doutrinário das verdades da religião, de muitas maneiras são necessários e proveitosos, e não devem ser negligenciados, todavia, não é o aumento no conhecimento especulativo de teologia que as pessoas necessitam tanto como algo mais. Os homens podem ter grande soma de luz, e não ter nenhum calor. Quanto dessa espécie de conheci­mento tem havido no mundo cristão na época atual! Porventura já houve alguma época em que o vigor e a penetração da razão, a extensão da cultura, a exatidão do discernimento, a correção do estilo e a clareza de expressão fossem tão abundantes? E, contudo, houve alguma época em que tenha havido tão pouco senso da malignidade do pecado, tão pouco amor a Deus, disposição celestial e santida­de no viver, entre os que professam a religião verdadeira? Nossa gente não precisa ter suas cabe­ças abastecidas, tanto como precisa ter os seus corações emocionados; e a nossa gente está na maior necessidade da espécie de pregação mais propensa a fazer isso" Jonathan Edwards