sábado, 12 de novembro de 2011

Água Limpa, Balde Manchado!


Fui buscar água hoje cedo na casa da vizinha. Ao chegar lá enchi o baldinho branco que meu filho Caio havia levado. Despretensiosamente ele se acocorou ao lado do balde e disse - pai a água que você colocou no meu balde está suja. Aí eu peguei o balde e dei uma olhada e de fato havia algo parecido com poeira, areia ou coisa parecida. Mas olhando mais atentamente descobri que a sujeira era na verdade, manchas escuras que estavam impregnadas no fundo do balde. Ao retonarmos pra casa vim pensando em como aquela experiência elucidava princípios espirituais. O nosso Mestre fez tantas elucidações maravilhosas comparando coisa natural com coisa espiritual, desta forma Ele fisgava a atenção e tocava o coração dos seus ouvintes, de modo que eles eram atraídos pela maneira peculiar que Ele amealhava coisas naturais, com coisas sobrenaturais. Assim vamos nos deixar ser tocados por essa imagem.
Primeiro, a água de Deus é pura – A fonte de onde ela provém é puríssima. Essa fonte é o próprio Deus, e nEle não há impureza, nEle não há sujeira, nele não há imperfeições. É impossível que a água de Deus conduza sujeira e pó. Porque a fonte de onde ela flui é puríssima. A água que Ele pôs no meu coração é limpa.  Mas como o balde, o nosso coração acumula e carrega manchinhas escuras, há pó no fundo dele.  Agachemo-nos e perscrutemos as mancha que estão impregnadas no fundo do nosso coração. Pois como a criança muitos irrazoavelmente atribuem impureza à água quando é o balde que está sujo, desperdiçando a água muitos perecem, quando não, cavam suas própria cisternas.  
Princípio - A Palavra de Deus é pura. (Sl 19.8)
Segundo, a água de Deus é cristalina - Por que meu filho não olhou a sujeira antes da água ser posta no balde? Tal como água separou a pureza da água da sujeira do balde, assim a transparência da água de Deus destaca a sujeira do nosso coração.  A cristalinidade da água de Deus possibilita seus filhos a ver com clareza as manchas abscônditas dos seus corações. O rei Davi viu com clareza o seu próprio coração, quando o profeta Natã enunciou seu pecado. No salmo 51 ele disse  - lava-me e ficarei limpo. A clareza da água de Deus torna-se eficaz em seus efeitos e resultados trazendo à tona o que antes estava escondido. A simplicidade anda de mãos dadas com a clareza. O Mestre quando estava na beira de um poço em Samaria derramou água transparente no coração de uma mulher e ela teve um vislumbre da sua interioridade.  
Princípio – A Palavra de Deus é clara (Sl 19.7).
Terceiro, a água de Deus é preciosa – Fui à fonte buscar água hoje cedo, porque a água de beber havia acabado. Levo dois baldes, um em cada mão. Em cada balde há uma haste de metal; quando cheios estas hastes machucam minhas mãos, mas vale à pena, essa água é preciosa.  A água que vem da companhia de abastecimento não serve para beber. Lavamos banheiros com ela, roupas, limpamos o chão, regamos as plantas, mas não serve para matar a sede. Não é potável. Há muita impureza. A água que eu busco mata a sede. Essa tem um reservatório só pra ela. Essa é preciosa. Não se lava louça com ela. Não se usa pra limpar o chão ou lavar roupas. A água de Deus é preciosa. Ela só deve ser usada para necessidades específicas – purificar a consciência, limpar o coração, lavar os pecados, criar um espírito santificado, deixa a alma lavada. A preciosidade dessa água está em que seus efeitos não serão produzidos por nenhuma outra coisa nesse mundo. Vale à pena buscar dessa água é beber dela, pois ela produz vida imperecível e alegria atemporal.   
Princípio – A Palavra de Deus é preciosa – (Sl 19.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário