sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Depois de Morto Ainda Fala - Samuel Davies

Samuel Davies, um dos grandes pregadores da América colonial, nas­ceu na Pensilvânia, em 1724, e morreu em Princeton. Nova Jersey, em 176l. Foi ordenado ministro presbiteriano c estabelecido em Hanover, perto de Richmond, Virgínia. Em 1753, o Dr. Davies foi escolhido para ir ao exterior com o reverendo Gilbert Tennant com o fim de angariar fundos para a Universidade de Nova Jersey, hoje Universidade de Princeton. Quando Davies estava na Inglaterra, o rei George II, ouvindo falar de sua fama, convidou-o para pregar na capela real. Durante o sermão, Davies observou o rei falando e rindo com os que estavam perto dele e. interrompendo o discurso que fazia, fixou os olhos no monarca e disse: "Quando o leão ruge, os animais da floresta tremem, e quando o Reí Jesus fala, os príncipes da terra devem manter silêncio". Dizem que os comentários do rei foram expressões de maravilha e encanto diante da eloqüência do pregador. Em todos os eventos, o rei George fez substancial doação para os fundos da universidade, e quando morreu, Davies pregou um sermão sobre o seu caráter e morte. Em 1759, o Dr. Davies foi escolhido para suceder Jonathan Edwards como reitor da Universida­de de Princeton.
Davies escrevia os sermões com grande cuidado, mas, quando os entregava, era livre e eloqüente. Fazendo um comentário sobre sua própria pregação, afirmou: "Talvez uma vez a cada três ou qua­tro meses eu prego em certa medida que desejo, ou seja, prego como na presença de Deus e como se houvesse um passo que separa o púlpito do tribunal supremo. Eu sinto o assunto. Eu me debulho em lágrimas ou estremeço de horror quando denuncio os terrores do Senhor. Eu me inflamo, elevo-me em êxtase santo quan­do o amor de Jesus é meu tema. e, como Ríchard Haxter habituou-se a expressar, em estrofes que mais me admiram do que toda a primorosa poesia do mundo:
Preguei como se tivesse a certeza de que nunca mais pregaria de novo;
E como homem moribundo para homens moribundos".
A ressurreição geral e o último julgamento são temas que têm tocado a alma de grandes pregadores desde que o apóstolo Paulo fez Félix estremecer, quando argumentou com ele acerca da justiça, tem­perança e julgamento por virem. No grandioso sermão do Dr. Davies. “A Ressurreição Geral", a porção mais notável e efetiva é onde ele descreve a relutante alma do ímpio, unida a seu corpo no dia da ressurreição, denunciando o corpo como a causa de seu fracasso neste tempo e de sua miséria na eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário